Eventos

3. Visita dos alunos das Faculdades ITES à Empresa Syngenta

Os discentes do 7º termo do curso de Agronomia, diurno e noturno, das Faculdades ITES, tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à Unidade de Beneficiamento de Sementes básicas – UBS da empresa Syngenta. As visitas aconteceram nos dias 30/04 e 07/05/2016, como parte do conteúdo prático da disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes, ministrada pela Profª Drª  Claudia Denise da Silva Soleira. Toda a visita na UBS foi acompanhada pelo Engenheiro Agrônomo Adriano Cesar Ferreira, coordenador de Planta de Beneficiamento de Sementes do site de Semente Básica em Matão-SP e Supervisor de Planta Junior Edemir de Paula Souza, estudante de Agronomia das Faculdades ITES. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as etapas pelas quais as sementes básicas de milho passam na unidade, sendo elas a recepção das sementes ainda em espigas, despalhe, secagem e debulha, seguindo para limpeza, classificação, tratamento, embalagem e armazenamento.  Foi possível também conhecer o Laboratório de Análise de Sementes, que realiza testes de germinação e vigor para o controle de qualidade da empresa. No laboratório, os alunos foram acompanhados pelo colaborador Alessandro Alves.  A Syngenta, uma das maiores empresas do setor sementeiro, oferece ao mercado híbridos com alto potencial produtivo, sendo que no Brasil a empresa atua desde a pesquisa até a comercialização de sementes de milho e soja. A direção das Faculdades ITES e a coordenação do curso de Agronomia agradecem a empresa Syngenta, em especial o aluno Edemir de Paula Souza e ao Engenheiro Agrônomo Adriano Cesar Ferreira pela oportunidade de realização da visita.

Syngenta II

Syngenta I

2. Visita dos alunos das Faculdades ITES à Agrishow 2016

No dia 28 de abril de 2016 compareceram a AGRISHOW 2016, realizada em Ribeirão Preto (SP),os alunos do curso de Agronomia das Faculdades ITES. Os alunos que cursam o sétimo período têm aulas de Economia Rural e Mercados, e foram acompanhados pelos professores Fabrício Zera e João Emmanuel Guimarães que os orientaram durante a visita a feira. Essa que é a Terceira maior feira de Agronegócio do Mundo e a Primeira da América Latina mostrou aos futuros Agrônomos as tecnologias que estão ao dispor do setor para auxiliar na produtividade, e também como são feitas as transações comerciais no setor.

Agrishow

1. Atividade Acadêmica (UNESP – Departamento de Engenharia Rural)

Disciplinas: Geoprocessamento e Georreferenciamento / Energia e Eletrificação Rural

Professor: Dr. Rafael Scabello Bertonha

No dia 21 de novembro de 2015, sábado, os alunos do 4o Termo do curso de Agronomia (Diurno e Noturno), juntamente com  professor responsável da disciplina de Geoprocessamento e Georreferenciamento/ Energia e Eletrificação Rural, realizaram uma visita ao Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/FCAV), Jaboticabal – SP.

Esta visita teve como objetivo fornecer aos alunos conhecimento prático na área de Energia na Agricultura e Agricultura de Precisão.

Os alunos foram recepcionados pela equipe do Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola – LAMMA.

Inicialmente, os alunos conheceram cada setor do Departamento de Engenharia Rural, em que a equipe do departamento demonstrou a importância de cada área da Engenharia Rural. O departamento é responsável pelas pesquisas e disciplinas que envolvem a Eletrificação Rural, Instrumentação Agrícola, Máquinas e Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem, Manejo de Bacias Hidrográficas, Topografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Construções Rurais, Desenho Técnico, etc.

Os alunos aprenderam a importância da Agricultura de Precisão no mundo de hoje, pois esta ferramenta nos auxilia em tomadas de decisão seguras desde antes da implantação da cultura até a colheita da mesma. Com esta ferramenta é possível analisar as problemáticas de campo como o uso de mapas de variabilidade espacial, por exemplo.

A Unesp de Jaboticabal apresenta uma antena de GPS com sinal RTK (sistema de aquisição e correção de dados de posicionamento global em tempo real), em que muitas usinas e agricultores da região utilizam gratuitamente para o direcionamento automático de suas máquinas (piloto automático).

Utilizando-se a Agricultura de Precisão também é possível gerar mapas de resistência mecânica do solo à penetração, pois estes mapas apresentam a variabilidade espacial da compactação do solo na área avaliada, podendo-se aplicar a operação de subsolagem ou escarificação na profundidade correta de trabalho. Para isso, utilizam-se ferramentas inovadoras como os penetrômetros eletrônicos acoplados à quadriciclos. Além disso, é possível analisar, junto da resistência do solo, a parte química do mesmo, com a coleta de solo por rosca sem-fim, equipada com motor à gasolina (motor montado na parte superior/posterior do quadriciclo).

Os alunos agradeceram aos palestrantes pela oportunidade de conhecer novos equipamentos para a agricultura e se cadastraram para a realização de estágio de férias no Departamento.

 

Foto 2 Foto 3

Foto 1

Foto 5

 

Faculdades ITES



Praça Dr. Horário Ramalho, 159 - Centro - Taquaritinga/SP, 15900-000

(16) 3253 8200

secretaria@ites.com.br

Fale conosco

Nome:*
E-mail*
Mensagem:*