Engenharia de Produção

Duração do curso: 5 anos
Turno das aulas: Noturno
Vagas oferecidas: 50 vagas

O engenheiro de produção atua em empreendimentos de quase todos os setores. Cabe a ele gerenciar os recursos humanos, financeiros, materiais, produtivos, logísticos de uma empresa buscando um aumento de sua produtividade e rentabilidade. Este profissional associa conhecimentos de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia, e possui habilidades e competência de propor procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.

Algumas escolas direcionam o curso para uma habilitação específica, sendo mecânica a mais comum. Mas há cursos focados em agroindústria, construção civil, indústria química, automotiva, elétrica, metalúrgica, têxtil, gestão ambiental, software e serviços, como é o caso do ITES. Com isso, podemos dizer que é muito comum este profissional atuar nas seguintes áreas funcionais das organizações:

  • Desenvolvimento organizacional: analisando, definindo e até alterando a estrutura organizacional de uma empresa;
  • Economia empresarial: gerenciando a vida financeira de uma empresa, lidando com custos e aplicação de recursos;
  • Engenharia do trabalho: administrando a mão de obra para a produção de bens ou a prestação de serviços, avaliando custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho;
  • Planejamento e controle: implantando e administrando processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecendo e fiscalizando padrões de qualidade. Gerenciando operações logísticas, como armazenagem e distribuição;
  • Produção agroindustrial: atuando na produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.
  • Simulação de processos: com o uso de ferramentas de TI, antecipando problemas e encontrar soluções.

Portanto, o curso forma um profissional generalista, com conhecimentos de toda a cadeia produtiva. Por isso, tem um vasto campo de trabalho. Ele é procurado não apenas pela indústria, mas também por empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, setor de turismo, tecnologia da informação, telecomunicação e saúde.

Estão aquecidas as áreas de produção na indústria de bens de consumo e de logística em empresas de diversos setores. Bancos e corretoras também absorvem o profissional para atuar como analista de investimentos. A maioria das vagas está no Sudeste e no Sul. Mas a instalação de indústrias no Ceará e em Pernambuco abre o mercado nordestino. Merece destaque, ainda, o Centro-Oeste e o interior paulista, com a agroindústria. O curso tem duração de 5 (cinco) anos, e para se diplomar, é preciso fazer estágio (Estágio Supervisionado) e apresentar uma monografia (TCC).


Coordenação

Dr. Mamoru Carlos Yamada

Doutorado em Engenharia Mecânica

Horário de atendimento na coordenação:

Segunda a quarta-feira: 19:00 h às 22:00 h

Lattes mcyamada@gmail.com

Fatos em destaque veja mais »

Nota do ENEM

Para participar do processo seletivo pela modalidade ENEM, você deverá comparecer à Secretaria Acadêmica […]

Faculdades ITES



Praça Dr. Horário Ramalho, 159 - Centro - Taquaritinga/SP, 15900-000

(16) 3253 8200

secretaria@ites.com.br

Fale conosco

Nome:*
E-mail*
Mensagem:*