Ciências Contábeis

25 DE ABRIL, DIA DO CONTABILISTA.

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS

Nesta semana vamos render homenagens ao profissional contabilista que, com ética, zelo e profissionalismo muito tem contribuído com o nosso País. Em 1926,o senador João Lyra, instituiu a data de 25 de abril como “O Dia do Contabilista”, profissão tão importante que está presente em todos os seguimentos de negócios, independente do ramo de atividade ou do porte da empresa.

Em um passado não muito distante, profissional contábil não tinha a devida valorização, era visto somente como um mero colaborador do fisco, com a incumbência de preencher guias de impostos, atender ao fiscal da receita federal, estadual ou municipal e não participava das decisões da empresa. Com o passar do tempo, este cenário vem se modificando expressivamente e o trabalho dos profissionais contadores vem se tornando cada vez mais necessário as empresas, ao equilíbrio, à transparência e ao sucesso da economia mundial.

É uma profissão em evidência, pois diante dos avanços tecnológicos, da globalização, das inúmeras exigências dos órgãos públicos e da posição de destaque do Brasil em relação ao cenário econômico mundial, a atuação dos profissionais contábeis tem se mostrado imprescindível à sociedade e o seu trabalho passou a ter o devido reconhecimento.

Quem escolhe esta profissão tem inúmeras oportunidades no mercado de trabalho, pois o campo de atuação é muito amplo e, além das áreas já conhecidas, tais como: empresário contábil, contador público, contador em empresas privadas, perito, auditor interno e auditor externo, entre outras, novas oportunidades vem surgindo, entre elas podemos citar a área atuarial. O profissional atuário é o responsável por elaborar os cálculos de risco, sinistralidade e reajuste dos seguros, planos de saúde e previdência privada. Outro fator relevante em relação a profissão contábil, é que ela não tem limite de idade, desde o contador mais jovem até o mais velho, desde que esteja atualizado, tem vaga no mercado de trabalho.

Utilizamos este espaço para parabenizar a todos os profissionais contabilistas, pela sua capacidade e inteligência, facilitando o caminho das organizações; pela sua busca contínua de informações vitais ao equilíbrio das empresas e instituições; pelo seu trabalho na composição de dados para fundamentar as grandes decisões dos dirigentes; pelo seu papel insubstituível na nova fase de transparência das administrações públicas, como pede a Lei de Responsabilidade Fiscal; pela sua integridade moral e disposição de lutar contra a fraude e a corrupção; pela sua capacidade de renovação e adaptação aos novos tempos, assimilando conceitos e técnicas, entendendo a importância da educação e atualização permanente; pela sua coragem de mudar e vontade de continuar crescendo.

Profissional contabilista, parabéns pela sua participação na construção de um mundo melhor!

 

Profª Eliana A. De Simone

Graduada Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades ITES de Taquaritinga / SP

Pós Graduada em Administração Hospitalar pela UNAERP DE Ribeirão Preto / SP

Coordenadora e Professora do curso de ciências contábeis.

Contadora da Santa Casa de Monte Alto

Faculdades ITES



Praça Dr. Horário Ramalho, 159 - Centro - Taquaritinga/SP, 15900-000

(16) 3253 8200

secretaria@ites.com.br

Fale conosco

Nome:*
E-mail*
Mensagem:*