NOSSA HISTÓRIA

História

HISTÓRIA

O ITES

O Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior - ITES “Dr. Aristides de Carvalho Schlobach” tem sua sede localizada na Praça Dr. Horácio Ramalho, 159, na cidade de Taquaritinga, São Paulo e recebe suporte da Fundação Educacional Taquaritinga - FETAQ, que obteve seu Ato de Criação na reunião do Conselho Curador da FETAQ, que ocorreu no dia 11 de julho de 1997.
Durante os anos de funcionamento, a Instituição destacou-se nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Pedagogia e Psicologia, além de formar mais de mil e quinhentos alunos.
A Instituição visa a busca contínua pela qualidade de ensino e dos serviços prestados, além do incentivo e apoio nas atividades acadêmicas desenvolvidas.

Nossa Missão

O ITES tem como missão a promoção, geração e socialização de conhecimentos científicos e culturais, a fim de proporcionar aos profissionais condições para o exercício da autonomia moral e intelectual, preparando-os para que possam atuar e intervir, efetivamente, no processo de desenvolvimento e transformação da sociedade. Desenvolve ações democráticas, de respeito à diversidade humana, bem como ao meio ambiente.

Instalações

A Instituição conta com:

  • Laboratório de informática que atende as necessidades de todos os cursos por meio de softwares específicos.
     
  • Laboratório de fisio-anátomo-morfológico voltado aos cursos de Agronomia e Psicologia.
     
  • Biblioteca que disponibiliza aos alunos o acervo de livros e periódicos, computadores ligados à internet e salas de estudo individuais. Além disso, os alunos possuem acesso à biblioteca virtual Pearson Education do Brasil Ltda.;
     
  • Salas para funcionamento da “Empresa Jr.”, “Escritório de Contabilidade”, “Brinquedoteca”, “Oficina Pedagógica” e “Comissão Própria de Avaliação (CPA)”,
     
  • Unidades para funcionamento do Centro Integrado de Psicologia e Pedagogia (CIPP) e do “Campo Experimental de Agronomia” que integra o “Banco de Germoplasma - Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares” e o “Minhocário”

Responsabilidade Social


O ITES recebeu em 2016 o “Selo Instituição Socialmente Responsável” concedido pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior e participa desde 2009 do Dia da Responsabilidade Social.

Destaca-se abaixo as principais ações realizadas:

  • Arrecadação de produtos de higiene pessoal e alimentícios para entidades de Taquaritinga;
  • Plantio de mudas de ipê amarelo nas margens do córrego próximo ao Campo Experimental da Agronomia;
  • Doações de mudas de plantas medicinais, aromáticas e condimentares